Entenda sistema com inteligência artificial que vai monitorar buraco de rua e mato alto em Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba (SP) informou que contratou uma empresa para monitoramento em tempo real de buracos em rua, mato alto, descarte irregular de lixo, pichações, falta de iluminação e outros casos que necessitam de autuação ou correção.

O serviço vai ser realizado através de um sistema com inteligência artificial e câmeras acopladas em carros.

A empresa contratada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) é a Mapzer Inteligência Artificial, que é a desenvolvedora da ferramenta tecnológica. O custo será de R$ 1,6 milhão pelo prazo de 12 meses. 

Quais ocorrências serão monitoradas?

Segundo a administração municipal, a ferramenta será utilizada para intervenções nas seguintes situações:

  • Buracos em vias
  • Asfalto irregular
  • Calçada irregular
  • Veículo abandonado
  • Empoçamento
  • Iluminação apagada
  • Descarte irregular de lixo
  • Mato alto
  • Pichação
  • Sinalização inexistente
  • Tampa de bueiro irregular

Como funciona o sistema?

O veículo que será utilizado para o serviço conta com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e inteligência artificial para fazer o reconhecimento e mapeamento, a cada 15 ou 30 dias, de mais de 30 ocorrências nos espaços urbanos da cidade.

Segundo Jane Franco Oliveira, secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, a ferramenta permite saber a localização exata das ocorrências.

Como isso ocorre atualmente?

Essa identificação é realizada atualmente por agentes de trânsito. Segundo a prefeitura, com a nova ferramenta, estes profissionais estarão disponíveis para realizar outros serviços.

“Hoje, os agentes percorrem as vias e anotam os obstáculos e essas demandas, mas em movimento, às vezes, algo passa despercebido. Já com o uso dessa tecnologia, a assertividade do mapeamento desses itens será mais precisa, possibilitando a imediata correção ou programação por regiões mais afetadas”, explicou Jane.

Quando começa o monitoramento?

A assinatura do contrato está prevista para acontecer nesta semana, para que depois os trabalhos tenham início. O governo municipal não informou prazo para o começo do monitoramento.

Qual é o benefício da mudança?

Segundo a prefeitura, o objetivo é agilizar a resolução destes problemas.

“Teremos dados atualizados sobre as situações das vias da cidade e, assim, poderemos decidir quais ações devem ser feitas”, explicou Jane Franco Oliveira, secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes.

Onde esse serviço já é realizado?

Entre as cidades que utilizam o serviço estão Hortolândia (SP), Palmas (TO), Santa Rosa (RS), Luís Eduardo Magalhães (BA), Miguel Pereira (RJ) e Uberaba (MG).

FONTE: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2024/02/02/entenda-sistema-com-inteligencia-artificial-que-vai-monitorar-buraco-de-rua-e-mato-alto-em-piracicaba.ghtml

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!